Domingo, 12 de Fevereiro de 2012
Exames Nacionais - Semana Louca!

Desde sexta - quando saiu o calendário oficial dos exames nacionais e correspondente legislação, não deixo de pensar no meu futuro. Setembro será um mês de mudança, sem duvida. Não será simplesmente o mês em que me tornarei maior de idade, será o mês que decidirá o quê e onde irei estudar nos próximos cinco ou seis anos. Todavia, dois meses antes, terei de fazer os exames nacionais. Ora, com as ultimas notícias de que todos os alunos que pretendem fazer os ditos exames, quer autopropostos quer cumprimento do seu currículo escolar, terão de faze-los obrigatóriamente na primeira fase, fez-me questionar realmente se afinal entro ou não no curso que ambiciono e tanto luto por atingir a maldita média neste últimos três anos. Não me quero alongar muito quanto à comichão que me dá na orelha, sempre que me lembro do facto de fazer 4 exames em uma semana... Faço por esquecer também que essas mesmas provas decerto decidirão a carreira profissional que exercerei um dia. Como não sou perfeita, mutilo-me com a minha consciência. "Se tivesses tirado uma classificação razoável no exame de Física e Química A e no exame de Biologia e Geologia do ano passado, agora apenas tinha de focar o estudo numa só disciplina, a amorosa Matemática A. (Não pensem que me esqueço do Português mas como não é minha prova de ingresso, será um estudo "leve" e pouco significativo em analogia com a sua companheira dos números). Faço-me por lembrar as sábias palavras da minha directora de turma: "Não seria em quinze dias decoraria a matéria de dois anos mas por um estudo sistemático. Eu acredito em si. A menina cresceu. Está mais madura. É a minha esperança." Espero sinceramente que tenha razão para bem dos meus nervos, senhora professora. Cá por casa e arredores, ninguém suporta mais os meus resmungos. Estou pessimista, na verdade. Acho que os exames vão ser mais dificeis e já me cansei de fazer contas e mais contas. A minha entrada na FMUP está por um fio. E não venham com o há-outros-cursos-que-são-bons que só me dá vontade de chorar e mais chorar...

 

 

 



copodeleite às 19:45
link | |

(67):
De mariana a 9 de Março de 2012 às 15:03
Ainda ninguem ou pouca gente pensou numa coisa. Se estiverem dois exames marcados para a mesma hora, o que for feito na 2a fase conta como 1a. Logo, esses alunos teriam de fazer um exames de outro curso e assim teriam mais tempo para estudar para as suas provas de ingresso. Sempre podem confirmar esta hipotese junto da secretaria da vossa escola.


De marina a 15 de Fevereiro de 2012 às 16:20
Eu tenho 4 exames para fazer e decidi que a 2 semanas do exame de portugues deixo de estudar para ele. Existem outras prioridades(disciplinas). É que este exame nao é a minha prova de ingresso e se correr mal sempre tenho a 2 fase para levantar a nota.


De copodeleite a 15 de Fevereiro de 2012 às 18:08
Pois, compreendo-te perfeitamente. Não farei o mesmo que tu. Sou incapaz de ir para um exame sem estudar mas será um estudo "leve". Tal como referes, não é minha prova de especifica. Tenho outras disciplinas para me dedicar ao estudo muito mais aprofundado.
boa sorte! bj


De Maria Emília Caires a 14 de Fevereiro de 2012 às 20:03
No seu lugar, não desprezaria o Português... Olhe que ele entra em todas as disciplinas e estou certa que a ortografia vai passar a ser muito importante... Na 9ª. linha do seu post onde escreve "decidiram" (pretérito perfeito do indicativo, 3ª. pessoa do plural do verbo "decidir") deve escrever "decidirão" (futuro do indicativo) Este é um erro considerado grave para quem aspira a um curso superior...


De copodeleite a 14 de Fevereiro de 2012 às 21:10
Não irei desprezar o exame de Português obviamente, mas, como não é minha prova de ingresso, terei de ter prioridades no meu estudo. Neste caso, a prioridade irá recair sobre o estudo das disciplinas: Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química.
Já corrigi o meu erro. Obrigada pela chamada de atenção.


De tania a 14 de Fevereiro de 2012 às 18:46
Na mesma situaçao que tu. Sinto que me cai tudo em cima. No ano passado na 1ª fase tive 16 nos exames de fisico quimica e biologia. Fui à 2ª fase e melhorei as notas:18,5 biologia e 16,5 fisico quimica. Para nao falar da minha situaçao familiar o ano passado : a minha mae esteve doente. Eu a pensar que este ano teria tempo para estudar e afinal tenho de fazer os 4 exames na 1ª fase, ainda por cima todos uns em cima dos outros. Ps: eu gostaria de entrar em medicina em coimbra


De copodeleite a 14 de Fevereiro de 2012 às 18:54
Eu fiz os meus exames na primeira fase do ano passado e tirei 17 a ambos. Não os repeti na segunda fase porque sei que as vagas que há em medicina na 2º fase são quase inexistentes. Para além de achar que este ano manteriam as mesmas regras. Como mudaram, não sei como conseguirei entrar na FMUP.
Tenho amigos que estudam em Coimbra e dizem que é bom! Talvez ainda vá aí parar...
bj


De s. a 13 de Fevereiro de 2012 às 19:59
É verdade.


De s. a 13 de Fevereiro de 2012 às 19:37
Exato. Aliado à vantagem de ter realmente saida profissional neste pais


De s. a 13 de Fevereiro de 2012 às 19:31
O meu sonho seria ingressar numa carreira de psicologia ou investigação.


De lou a 13 de Fevereiro de 2012 às 19:26
eu gosto bastante do homem


De ... a 13 de Fevereiro de 2012 às 17:12
A minha prova de ingresso é português, mas mesmo assim creio que o estudo da mesma seja mais leve do que o estudo para história.


De Mariana a 13 de Fevereiro de 2012 às 15:05
Sim... Também não sei se vou para Medicina por isso quero repetir fq para ter essa opção. Também fui ao dia aberto na quarta feira e fiquei ainda mais indecisa...


Comentar post

Encontras...

Créditos

Formspring

Perfil

Visitas
Free Web Hit Counter